Espaço Memória CGTP-IN no Seixal

Espaço Memória CGTP-IN no Seixal

Os 54 anos da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) foram marcados pela inauguração do Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual desta central sindical.

Sito na antiga Fábrica de Cortiça L. Mundet & Sons, este Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual vem dinamizar o espaço, entretanto caído em desuso, daquela que foi a mais importante unidade fabril do Seixal, com forte ligação às raízes históricas do mundo do trabalho e sociais do concelho, por via da atividade e intervenção do movimento operário ligado à indústria corticeira, nomeadamente pelos Sindicatos da Indústria Corticeira da CGTP-IN.

A Câmara Municipal do Seixal (CMS), em comunicação no seu site oficial, afirma que o Espaço Memória funcionará, também, como um espaço multifuncional, com áreas destinadas a exposições permanentes e temporárias, conferências e iniciativas afins, bem como a realização de eventos de natureza sindical e cultural, entre outros.

Por isso, a primeira exposição do Espaço Memória está subordinado ao tema Seixal: Trabalho, Luta e Liberdade, que pretende ser uma homenagem aos homens e mulheres do concelho que trabalharam na agricultura, na indústria naval e pesca, e também nas diversas indústrias que mais tarde aqui se instalaram, bem como as suas reivindicações e mobilizações.

O edil seixalense, Paulo Silva, adiantou que o espaço da antiga Fábrica de Cortiça L. Mundet & Sons, resultou de um contrato de comodato entre a Câmara Municipal do Seixal e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) e irá reunir o património documental e museológico da CGTP-lN e promover iniciativas que fomentem o estudo, investigação, aprofundamento do conhecimento e a reflexão em torno da história do movimento operário e sindical nacional.

A inauguração do Espaço Memória contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Secretário- Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira e também dos antigos secretários gerais Isabel Camarinha, Arménio Carlos e Manuel Carvalho da Silva.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Arrenda-se T0
Cultura

“Arrenda-se T0” no Seixal: Uma Reflexão sobre a Crise Habitacional

A instalação performativa “Arrenda-se T0”, criada pelo artista Ticiano Rottenstein, surge como uma resposta artística à crescente crise habitacional que afeta muitas cidades,...

MAR DA MINHA TERRA
Cultura

Aproveite uma noite de cinema ao ar livre no Seixal, com “Mar da Minha Terra – Almada Atlântica”

O Parque Metropolitano da Biodiversidade está prestes a transformar-se num cinema ao ar livre. A iniciativa “Noites de Cinema no Parque” traz uma...

Parque Infantil na Arrentela
Atualidade

O antigo Parque Infantil na Arrentela ganhou nova vida

A revitalização do espaço anteriormente conhecido como parque infantil “Maltinha” na Arrentela é um exemplo notável de como a requalificação urbana pode transformar...