Festival de Música Al-Mutamid anima concelho de Santiago do Cacém

Os dias de intempérie que têm assolado o país não demovem as cidades de seguirem a sua vida, inclusivamente a nível cultural, e Santiago do Cacém prepara-se para receber o XXVI Festival de Música Al-Mutamid.

Este é um evento musical itinerante, com diversos espetáculos a decorrer no Alentejo, mas também no Algarve. Nos próximos dias é neste concelho alentejano que decorrem os concertos, com música e as dança que nos chegam do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental, com o intuito de divulgar as sonoridades específicas destas regiões do globo.

Os eventos decorrem já nos dias 14 e 15 de fevereiro, mas também no dia 28, em locais diferentes do concelho:

Datas e locais do Festival de Música Al-Mutamid

Dia 14 (21h30) – Cine Teatro Vitória – Artur de Sousa Pinto, em Ermidas-Sado

Neste dia atua o Andaluz Project, com música e dança Al-Andalus, sonoridades do Mediterrâneo Oriental, música árabe-andalusí e de períodos posteriores

Dia 15 (16h00) – Auditório Municipal de Alvalade

No dia seguinte é a vez do grupo Milo ke Mandarini assumir o palco, apresentando “músicas tradicionais das culturas monoteístas do Mediterrâneo, referindo-se aos estilos musicais originários de três tradições: a árabe-andalusí, a judaico-sefardita e a medieval cristã”, representando a coexistência entre a “riqueza sonora do Mediterrâneo, especialmente da Península Ibérica e do Mediterrâneo oriental”, pode ler-se na página da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Dia 28 (21h30) – Auditório Municipal António Chainho, Santiago do Cacém

O grupo multinacional Bilad Al Sham, da Síria, Palestina e Espanha, traz-nos o espetáculo El Laff, com música e danças tradicionais do Magrebe e do Mediterrâneo Oriental, com “composições clássicas de Marrocos, Turquia e Egito (Samai, Wasla, Moaxaja, Mawals, Taksims”, pode ler-se.

O Festival Al-Mutamid é uma homenagem ao rei poeta al Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid, nomeado governador de Silves com 12 anos e falecido em 1095. Os bilhetes custam €5 e estão à venda na Ticketline.

PARTILHE NAS REDES