A 22 de outubro, Grândola assinala 481 anos da atribuição de Carta de Foral (1544), e assinala o Dia do Concelho com a Cerimónia do Hastear da Bandeira, às 11h00, nos Paços do Concelho. A Carta de Vila, outorgada por D. João III, foi concedida aos moradores de Grândola a 22 de Outubro de 1544, tendo elevado o lugar à condição de Vila e criando assim o Concelho, dotando-o de autoridade legítima na regulação da vida coletiva da população, com oficiais próprios. Até então, o lugar da Gramdolla encontrou-se sob dependência política, jurídica e administrativa da vila de Alcácer do Sal.
O programa comemorativo desta importante data, que decorre ao longo do mês, começou no passado dia 3 de outubro, com o espetáculo de teatro “Aguenta Princesa que o Mar está Bravo” que subiu ao palco do Cine Granadeiro. Numa produção Ajagato – Associação Juvenil Amigos do Gato, a peça apresentou uma interpretação livre e criativa de “Dom Quixote”, a obra prima e intemporal de Miguel Cervantes.
O som único do tradicional acordeão foi apreciado no espetáculo internacional “No Mundo do Acordeão” que decorreu no dia 5 de outubro no Cine Granadeiro juntamente diversos nomes como o reconhecido acordeonista sérvio Peter Maric várias vezes Campeão Do Mundo naquela arte.
Ricardo Ribeiro, um nome e uma voz incontornável do Fado contemporâneo é o rosto do espetáculo comemorativo do Dia do Concelho, agendado para 21 de outubro, às 21h30, no Cine Granadeiro.
Um Torneio de Petanca em Doublete, dia 18, às 9h00, no Jardim 1.º de Maio, o “XXII Encontro de Bandas Civis de Grândola”, com a participação de três Bandas Filarmónicas, dia 25, às 21h00, no Parque de Feiras e Exposições e o “Encontro de Grupos Corais”, com a presença de vários grupos de Cante Alentejano, no dia 25, às 15h30, no Cine Granadeiro, são outras iniciativas que integram o programa.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita o que significa que não tem desculpas para faltar a este importante dia de e em Grândola.


