O mês de janeiro é, para muitos, o mais longo do ano. O mundo ainda está no rescaldo das festas e, devido aos presentes de Natal, as pessoas têm pouco dinheiro e aguardam ansiosamente pelo dia 31. No entanto, caso queira começar 2026 a rir, pode sempre aproveitar para oferecer uma ida a um espetáculo de stand-up comedy.
Pois bem, não vai precisar de ir muito longe, porque o trio “Commedia a La Carte” vai passar pela Margem Sul numa digressão que assinala os 25 anos do grupo. César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda vão subir ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, no próximo dia 23 de janeiro, sexta-feira, pelas 21 horas.
O espetáculo tem a duração de 90 minutos e as portas abrem a partir das 20h30. Os bilhetes podem ser comprados online e custam 25€ para a primeira e segunda plateia.
Em cena, o improviso e a inteligência artificial (IA) vão estar de mãos dadas. A lógica é simples: o público será desafiado a partilhar informações como a rotina pessoal ou a da pessoa com quem está na plateia. A partir dessas informações, a IA irá gerar um conflito entre os dois e será esse o ponto de partida para a improvisação dos atores.
Todos os elementos visuais e sonoros foram criados com recurso à inteligência artificial, desde o cartaz à voz-off, passando pelo cenário e pelos figurinos e tudo será mostrado em tempo real. Os músicos Guilherme Marinho, Jaume Pradas e Nuno Oliveira também vão receber pautas geradas automaticamente apenas no momento da atuação. A ideia é manter o improviso total, incluindo nos momentos musicais.
“Improvisar é o verbo. Rir é a consequência natural daquele que é apresentado como o maior fenómeno do humor de improviso em Portugal. No palco surge um trio de talento extraordinário, formado por César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda, que faz questão de apresentar, quase como um desafio: ‘Sabendo todos da pouca inteligência destes atores, o espetáculo deste ano é todo com inteligência artificial’. Sem dúvida, é Commedia a La Carte!”, pode ler-se na sinopse do evento.



