Jovens talentos de Sesimbra: está de volta o Loop Gate Fest

Se tem talento para o cinema, temos boas notícias. As candidaturas para o Loop Gate Fest 2026 estão abertas até ao próximo dia 4 de janeiro, domingo. O Loop Gate Fest é um projeto de formação artística, organizado anualmente pela Câmara Municipal de Sesimbra. A ideia é promover o contacto dos jovens com várias disciplinas artísticas, sendo que, a cada edição, uma nova área artística será escolhida e dará corpo ao projeto e espetáculo final.

Nesta edição dedicada ao cinema, com a diretora de casting, realizadora e atriz Ana Cunha, os jovens vão poder desenvolver habilidades práticas em produção cinematográfica, aprender a criar uma história convincente e estruturada para uma curta-metragem, de ficção ou documental, entendendo os processos de pré-produção, produção e pós-produção através do trabalho em equipa, culminando num projeto cinematográfico final.

O programa destina-se a jovens dos 16 aos 35 anos, residentes no concelho de Sesimbra. A participação de jovens, entre os 12 e os 16 anos, é possível, mas encontra-se sujeita a análise e disponibilidade de vagas.

As inscrições podem ser feitas online. Os interessados devem anexar os documentos e enviar, posteriormente, um vídeo de apresentação que inclua as motivações e expetativas para a participação neste projeto, para o email info.juventude@cm-sesimbra.pt.

O limite é de 15 participantes (caso o número de inscritos ultrapasse o limite máximo, será feito um processo de seleção, realizado pela artista convidada, que terá em consideração toda a informação disponibilizada por cada candidato e o vídeo de apresentação).

A participação inclui seguro de acidentes pessoais, diploma de participação e a atribuição de um valor simbólico definido consoante o número de inscritos. A apresentação final está marcada para o dia 10 de abril, sexta-feira.

Ana Cunha é uma atriz portuguesa, nascida em Lisboa em 1981. É formanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Moderna e estudou teatro e interpretação em Paris, onde começou a trabalhar como atriz em curtas-metragens.

De volta a Portugal em 2008, participou em várias telenovelas, séries e recentemente trabalhou em filmes com realizadores como Artur Serra Araújo, Luís Filipe Rocha e Duarte Neves. Trabalha como diretora de casting em cinema, séries e publicidade e realizou um telefilme em 2021 para o projeto Contado por Mulheres, produzido pela Ukbar Filmes. Em simultâneo, desenvolve um trabalho fotográfico conceptual, tendo realizado duas exposições, encontrando-se a preparar a terceira.

PARTILHE NAS REDES