Liberdade: exercício perpétuo em Almada

Liberdade: exercício perpétuo em Almada

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada, promove, até 30 de Abril de 2026 a “O que é a Liberdade? Oficina de pensamento e expressão artística.” Trata-se de um projecto contínuo de educação para a paz e de reflexão sobre os conceitos de liberdade e de democracia, através de oficinas de pensamento e expressão artística.

Tem sido desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com pessoas de todas as idades a partir dos 7 anos, sempre no mês de abril. Já foram realizadas três edições deste projeto, um total de 31 oficinas. Ainda vão realizar mais duas edições, em 2025 e em 2026.

Esta oficina visa refletir sobre o que é a Liberdade através do debate, da leitura da obra de arte e da experimentação artística. Estimula a participação e o direito à opinião, assim como o respeito pela opinião dos outros; dá a conhecer diversos entendimentos sobre este conceito, relevando a sua importância na vida de cada um e em sociedade.

Estruturada em três momentos a oficina “O que é a Liberdade?”  num primeiro momento, apela à observação e interpretação de uma obra de arte pública – o “Monumento à Liberdade”, de Jorge Vieira; num segundo momento decorre a promoção do debate sobre o que é a Liberdade; e um terceiro momento de criação artística, onde cada um ilustra a sua ideia de liberdade elaborando um postal Pop-up. O mote é o “Monumento à Liberdade“ (1999), do escultor Jorge Vieira, situado no Parque Urbano Júlio Ferraz, um dos pontos nevrálgicos de Almada.

Da análise formal e interpretativa desta obra de arte pública, os participantes são convidados a pensar sobre o conceito de Liberdade. Desta partilha de ideias gera-se o debate, moderado pelos mediadores.

Na segunda-parte, cada participante é convidado a desenhar, com tesoura em cartolinas coloridas, a representação que tem sobre o que é a Liberdade. A elaboração do Pop-up termina quando cada participante escreve uma frase sobre o que é para si, naquele momento, a Liberdade.

No final, faz-se uma partilha dos resultados, observando-se o que cada um concretizou e lêem-se em voz alta as várias ideias. Constata-se a polifonia deste conceito e a importância de continuar a pensar sobre ele todos os dias, para o exercício de uma cidadania ativa, consciente e responsável.

Os Pop-ups resultantes de todas as edições, serão compilados num futuro objeto-livro coletivo, a publicar em 2026. Pensar a Liberdade, individual e coletiva, estimula o exercício da cidadania e promove uma cultura de paz.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Aprecie a peça
Cultura

Aprecie a peça “Uma Barragem Contra o Pacífico” no Teatro de Almada

A Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresenta uma adaptação do renomado romance “Uma Barragem Contra o Pacífico”, escrito por Marguerite Duras. Este...

destaques nas comemorações
Cultura

Conheça os destaques nas comemorações do Dia da Mulher em Almada

As comemorações do Dia Internacional da Mulher em Almada, programadas para março de 2025, prometem ser um verdadeiro tributo à força e à...

Tabanka Djaz e Deejay Rifox
Cultura

Tabanka Djaz e Deejay Rifox são as novas adições ao cartaz do Festival O Sol da Caparica

O festival O Sol da Caparica, um dos mais esperados eventos de música lusófona em Portugal, se prepara para sua 10ª edição, que...