O “Festival da Enguia da Lagoa de Santo André – Mostra Gastronómica” está de regresso àquela freguesia do concelho de Santiago do Cacém para mais um período de 17 dias de iguarias e deleite dos sentidos, em especial do paladar.
Este é um evento já tradicional na região que vai para a sua 11ª edição, e este ano decorrerá entre os dias 23 de janeiro e 8 de fevereiro, voltando a promover uma autêntica especialidade da região, que não é apenas dona de um cenário deslumbrante em termos paisagísticos.
Com organização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Santo André, os visitantes poderão experimentar a grande variedade de receitas que a enguia proporciona, nomeadamente em “caldeirada, de escabeche, de ensopado, na cataplana, frita ou grelhada”, como se pode ler na página oficial do município. Ainda de acordo com a publicação, o Festival, que promove a gastronomia alentejana, “tem como principal objetivo impulsionar e dinamizar a economia local, através da promoção de um produto de excelência e emblemático, a enguia da Lagoa de Santo André, não assumindo qualquer caráter competitivo”.
Os restaurantes aderentes, todos da freguesia, são:
A Cascalheira
Café Snack-bar A Palmeira
Cantinho dos Sabores,
Chez Daniel,
Dom Lucas,
Figo Doce,
Giz na Praia,
Hotel A-Mar-Ello
Ti Lena Restaurante & Casa do Gin
