A ceia da Consoada, em Portugal, inclui tradicionalmente bacalhau cozido com batatas e couves, seguindo-se as filhoses, as rabanadas, a aletria, o bolo-rei ou rainha, entre outras tentações típicas da época.
Depois da Passagem de Ano, o início de janeiro fica marcado pelas cerimónias do “Cantar das Janeiras”, entre outras iniciativas temáticas, como é o caso do Jantar de Dia de Reis Sustentável. O evento decorre no dia 6 de janeiro, terça-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, na Avenida Luísa Todi, a partir das 19h30.
A iniciativa gastronómica tem o custo de 25€ por pessoa, sendo que 50 por cento das receitas arrecadadas revertem a favor de uma associação de solidariedade social. As inscrições podem ser feitas até ao dia 2 de janeiro através do email gpe@mun-setubal.pt.
O menu do jantar inicia-se com creme de abóbora assada, cenoura e sementes de abóbora tostadas, harmonizado com Villa Palma Rosé.
Segue-se uma cevadinha cremosa com beringela assada, cogumelos e molho de Moscatel de Setúbal, acompanhada de Adega de Palmela – Colheita Selecionada Branco. A proposta de prato principal é arroz cremoso com carapau braseado e azeite aromatizado, novamente harmonizado com Adega de Palmela – Colheita Selecionada Branco.
O jantar termina com pudim de pão e citrinos, rabanada e praliné de sementes de abóbora, acompanhado de Adega de Palmela – Moscatel de Setúbal. A ceia é da responsabilidade da Câmara Municipal de Setúbal, numa coorganização com a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e com o apoio da Adega Cooperativa de Palmela.


