As candidaturas para a 4ª edição do concurso «História Militar e Juventude» já estão abertas.
Este concurso de âmbito escolar é dirigido a crianças e jovens entre os 10 e os 19 anos que frequentem o 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário, tanto regular como profissional, em Portugal e nas escolas portuguesas espalhadas pelo mundo. O tema escolhido para a presente edição é “O 25 de Abril na minha terra”.
Esta iniciativa pretende convidar os jovens estudantes a descobrirem e aprofundarem os seus conhecimentos, não só sobre o dia 25 de Abril, mas também contextualizarem nos seus espaços do quotidiano os acontecimentos e consequências que o “dia inicial inteiro e limpo”, como escreveu Sophia de Mello Breyner, deixou.
Através das escolas, todos os alunos são convidados a debruçarem-se sobre esta data fundamental da história de Portugal, usando as mais variadas ferramentas que tenham ao seu dispor. Os trabalhos podem ser realizados individualmente ou em pequenos grupos, mobilizando toda a turma. A criatividade e originalidade de cada projeto serão privilegiadas, de forma a garantir mais interesse, curiosidade e impacto mediático. Os participantes podem escolher entre o formato escrito e o audiovisual.
A dramatização, a recriação de acontecimentos específicos e a produção de conteúdos para as redes sociais são vertentes fulcrais deste concurso. Serão os mais jovens a poder dizer o que falta fazer.
Esta iniciativa, «História Militar e Juventude» , é promovida pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e pela Associação de Professores de História (APH), em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
Voltando a contar com os apoios do Plano Nacional de Leitura 2027, da Associação dos Municípios Portugueses, da Associação 25 de Abril e da Liga dos Combatentes.
Participe!