A Farsa de Inês Pereira no Fórum Luísa Todi em Setúbal

A Farsa de Inês Pereira no Fórum Luísa Todi em Setúbal

No dia 11 de novembro, às 21h, o Fórum Luísa Todi, em Setúbal, recebe a apresentação da peça “A Farsa de Inês Pereira”. Este espetáculo é uma encenação de Pedro Penim pelo Teatro Nacional D. Maria II. A peça, escrita por Gil Vicente, completa 500 anos desde a sua primeira apresentação no convento de Tomar, perante o rei D. João III. Esta obra é considerada uma das mais perfeitas do “fundador do teatro português”, desfazendo dúvidas sobre o seu talento e originalidade.

Contexto Histórico

No século XVI, a peça de Gil Vicente surgiu como uma resposta às acusações de plágio de algumas peças estrangeiras, das quais o autor vinha a ser acusado. “A Farsa de Inês Pereira” narra as desventuras de uma mulher da classe média portuguesa da época, desafiando o poder familiar e a mentalidade medieval que dominava a sociedade quinhentista. Neste contexto, a obra ganhou destaque como uma crítica à sociedade da época.

Releitura Contemporânea

Quinhentos anos depois, Pedro Penim reescreveu a obra de Gil Vicente, trazendo-a para o nosso tempo. A versão contemporânea de “A Farsa de Inês Pereira” faz parte de uma trilogia dedicada à família, que teve início com “Pais & Filhos”, em 2021, e continuou com “Casa Portuguesa”, em 2022. Nesta nova adaptação, o espetáculo lança um olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, como o trabalho, a sexualidade e o seio familiar.

Elenco e Equipe de Criação

A encenação de “A Farsa de Inês Pereira” está a cargo de Pedro Penim, reconhecido pelas suas habilidades teatrais. O elenco conta com talentosos atores como Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa, Hugo van der Ding, Sandro Feliciano, João Abreu e Rita Blanco, que dão vida aos personagens desta história. Para trazer a obra à vida, a equipa de criação conta com profissionais como Joana Sousa na cenografia e adereços, Béhen nos figurinos, Daniel Worm d’Assumpção no desenho de luz, Miguel Lucas Mendes no desenho de som e sonoplastia, e Jorge Jácome responsável pelos vídeos. A assistência de encenação fica a cargo de Joana Brito Silva e a produção é do Teatro Nacional D. Maria II.

Sinopse e Bilhetes

A adaptação contemporânea de Pedro Penim de “A Farsa de Inês Pereira” promete encantar o público com a sua abordagem cáustica dos alicerces da sociedade atual. Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ao preço de 14€.

A peça “A Farsa de Inês Pereira”, uma releitura contemporânea da obra clássica de Gil Vicente, é um dos destaques da oferta cultural do Fórum Luísa Todi em novembro. Não perca a oportunidade de vivenciar esta experiência cultural única.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Serra da Arrábida
Lazer

Nesta caminhada vai descobrir os segredos mais bem guardados da Serra da Arrábida

O termo Arrábida vem do árabe “al-ribat”, que significa “local de oração” ou um tipo de fortificação/posto avançado defensivo. A serra da Arrábida...

O Sexo e a Idade
Cultura

Comédia “O Sexo e a Idade” vai passar por Setúbal em fevereiro

Vasco (Jorge Mourato) faz anos e está a tentar sobreviver ao seu próprio aniversário. Escritor falhado, falido e recém‑abandonado pela mulher que ainda...