A Sinfonia N.º 9 de Beethoven: Um Hino à Fraternidade e à Humanidade no TMJB

A Sinfonia N.º 9 de Beethoven: Um Hino à Fraternidade e à Humanidade no TMJB

A Sinfonia n.º 9, também conhecida como “A coral”, é uma obra icónica do compositor Ludwig van Beethoven. Estreada em 1824, foi a última sinfonia escrita por Beethoven e é considerada um símbolo precursor do movimento Romântico na música. Nesta sinfonia, Beethoven incorporou pela primeira vez a voz humana como elemento estrutural, atribuindo-lhe uma relevância equivalente à dos instrumentos. Este concerto terá a honra de abrir a edição deste ano do Festival dos Capuchos, pode saber mais sobre o festival aqui.

O Romantismo na Sinfonia N.º 9

A inclusão da voz humana na Sinfonia N.º 9 de Beethoven foi um marco revolucionário na história da música. Pela primeira vez, um compositor de renome incorporou um coro e solistas vocais numa sinfonia, elevando a voz humana ao mesmo nível de importância dos instrumentos. Esta inovação tornou a Sinfonia N.º 9 um modelo seguido por diversos compositores nos séculos seguintes, como Gustav Mahler e Luciano Berio.

Ode à Alegria: Um Hino à Fraternidade

O texto cantado no último andamento da Sinfonia N.º 9 é um excerto da “Ode à Alegria”, de Friedrich Schiller. Esta escolha de Beethoven reflete o seu caráter humanista e tornou a sinfonia um símbolo de fraternidade. Tamanha é a sua relevância que a Sinfonia N.º 9 foi escolhida como hino da União Europeia, num arranjo de Herbert von Karajan. A mensagem de união e fraternidade presente nesta obra continua a ecoar até aos dias de hoje.

Ficha Artística

  • Direção musical: Antonio Pirolli
  • Orquestra Sinfónica Portuguesa
  • Coro do TNSC
  • Solistas:
    • Susana Gaspar (soprano)
    • Maria Luísa de Freitas (meio-soprano)
    • Luís Gomes (tenor)
    • Luís Rodrigues (baixo)

Informações e Bilhetes

A apresentação da Sinfonia N.º 9 de Beethoven ocorrerá no dia 4 de fevereiro, domingo, às 16h, na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. A duração do concerto será de aproximadamente 75 minutos e é adequado para maiores de 6 anos. Os bilhetes estão disponíveis para compra aqui, por €17,50 para a Plateia. Os membros do Friends Club têm desconto e podem adquirir bilhetes por €12,25. Para mais informações e aquisição de bilhetes, visite o site ctalmada.pt.

A Sinfonia N.º 9 de Beethoven é uma obra-prima que marcou a história da música. Com a sua inovação ao incorporar a voz humana, tornou-se um símbolo do Romantismo e da fraternidade. A apresentação com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do TNSC e solistas de renome, proporcionam uma experiência única e emocionante. Não perca a oportunidade de assistir a esta magnífica sinfonia no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, e deixar-se encantar com a genialidade de Beethoven.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Casa da Cerca
Cultura

Casa da Cerca recebe três exposições que reinventam o desenho contemporâneo em Almada

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada, inicia um novo ciclo expositivo que promete marcar a agenda cultural da...

Independência de Cabo Verde
Cultura

Celebre os 50 anos de Independência de Cabo Verde em Almada

A celebração dos 50 anos da independência de Cabo Verde é um marco significativo que será comemorado em Almada, através de uma série...

Beatriz do Patrocínio
Cultura

Beatriz do Patrocínio dá voz ao Ciclo de Música de Câmara em Almada

No próximo dia 27 de setembro, a Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada recebe mais um concerto integrado no Ciclo de Música...