“A Sorte que Tivemos!”: Um Espetáculo sobre Abril no TMJB

“A Sorte que Tivemos!”: Um Espetáculo sobre Abril no TMJB

O espetáculo “A Sorte que Tivemos!” é uma criação da Companhia de Teatro de Almada, que tem como objetivo retratar o significado do 25 de Abril de 1974 nos dias de hoje. Com textos escritos por António Cabrita, Jacinto Lucas Pires, Patrícia Portela e Rui Cardoso Martins, e música composta por Martim Sousa Tavares, a encenação é da responsabilidade de Teresa Gafeira. A peça aborda de forma original e cativante os eventos históricos que marcaram o antes e o depois desta data emblemática para Portugal.

O Contexto do Espetáculo

Em 2024, celebramos os 50 anos do 25 de Abril, um momento crucial na história do país. O espetáculo “A Sorte que Tivemos!” surge como uma reflexão sobre a importância deste acontecimento para a sociedade portuguesa. Através de uma abordagem contemporânea, a peça procura captar a atenção do público, independentemente da sua idade ou vivência prévia em relação a este período da história.

A Relevância da Temática

O espetáculo procura responder a questões fundamentais: o que dizer, como dizer e a quem dizer sobre o 25 de Abril. O objetivo é estabelecer uma ligação emocional com o público, com aqueles que viveram antes de Abril, aqueles que vivenciaram intensamente este período e aqueles para quem Abril é uma memória distante. Através de uma narrativa envolvente, “A Sorte que Tivemos!” recorda a importância deste marco histórico, mostrando como o país mudou e evoluiu desde então.

A Equipa Criativa

O espetáculo conta com uma equipa criativa talentosa e experiente. A encenação é da responsabilidade de Teresa Gafeira, que traz a sua visão única para a representação dos acontecimentos históricos. A cenografia e figurinos ficam a cargo de Sérgio Loureiro, que cria um ambiente visualmente impactante. A música original é composta por Martim Sousa Tavares, que utiliza a sua sensibilidade musical para transmitir emoção ao espetáculo. A coreografia é desenvolvida por Cláudia Nóvoa, que traz movimento e expressão corporal ao palco. O elenco, composto por Carolina Dominguez, Cláudio da Silva, David Pereira Bastos, Duarte Grilo, Flávia Gusmão, Joana Bárcia, João Farraia, João Maionde, Pedro Walter e Íris Cañamero e Matilde Santos (estagiárias ESTC), dá vida às personagens e transmite a essência do espetáculo.

A Programação e Bilheteira

O espetáculo “A Sorte que Tivemos!” estará em cartaz no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, de 12 de abril a 5 de maio. As sessões serão realizadas de quinta a sábado, às 21h, e às quartas e domingos, às 16h. A duração aproximada do espetáculo é de 90 minutos. A classificação etária é de maiores de 14 anos, no entanto, menores de 14 anos podem assistir acompanhados por um adulto responsável.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira do Teatro Municipal Joaquim Benite ou online. Os preços dos bilhetes são de 13€ para a plateia.

O espetáculo “A Sorte que Tivemos!” é uma oportunidade única para mergulhar na história de Portugal e refletir sobre a importância do 25 de Abril de 1974. Com uma equipa criativa talentosa e uma abordagem contemporânea, a peça cativa o público e transmite a relevância deste marco histórico para as gerações presentes e futuras. Reserve já os seus bilhetes e prepare-se para uma experiência emocionante e enriquecedora no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Companhia Paulo Ribeiro estreia “Maurice accompagné” no TMJB em Almada
Cultura

Companhia Paulo Ribeiro estreia “Maurice accompagné” no TMJB em Almada

No próximo dia 4 de outubro, às 21h00, o Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, recebe a mais recente criação da Companhia...

Música Portuguesa
Cultura

Música Portuguesa em Destaque: Almada recebe NIA, Fio à Meada e RUA

Almada prepara-se para viver uma noite especial dedicada à música portuguesa. Hoje, sábado, 4 de outubro, às 20h30, o Centro Cultural e Juvenil...

Espetáculo infantil e familiar “HÚÚÚMUS” estreia em Almada
Cultura

Espetáculo infantil e familiar “HÚÚÚMUS” estreia em Almada

Nos dias 4 e 5 de outubro, o Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, recebe a companhia Peripécia Teatro com o espetáculo...