O ano aproxima-se do seu fim, a época Natalícia está à porta e o tempo da magia chegou. O Montijo, na Sala Bual da sua Galeria Municipal, transfigura-se e transporta os seus visitantes para a magia da quadra e da noite de Natal.
Do Harry Potter ao pintor Van Gogh, do Principezinho de Saint-Exupéry à Alice do País das Maravilhas de Lewis Carroll, passando pela malvada Rainha de Copas e até o Pai Natal estarão presentes!
Mas como, perguntam os mais curiosos?
A resposta a esta pergunta importante é dada pela artista Ana Malaquias que através do seu enorme talento no trabalho com agulhas, transforma as personagens da nossa imaginação em figuras reais e que serão apreciadas por todos os visitantes da exposição.
O segredo de Ana Malaquias está na técnica que usa para a confecção dos bonecos que estarão patentes no Montijo e que dá pelo nome de Amigurumi.
E o que é Amigurumi?
A palavra resulta da junção das palavras japonesas “ami”, que significa malha ou tricô e “nuigurumi” que quer dizer bichos de peluche e tem por base as técnicas de costura conhecidas como são o caso do tricô e do crochê.
A associação entre ambas permite a confecção de figuras, não só para exposição como é o caso desta noite mágica no Montijo, mas também para decoração de espaços interiores e onde a imaginação é o limite.
Os bonecos “amigurumis” surgiram, ainda durante a década de 1980, no Japão, beneficiando do grande desenvolvimento dos desenhos animados e da cultura popular (pop) da altura.
A “cultura Kawaii”, que significa uma atitude e estética cuidadas, bonitas, valoriza a alta qualidade estética principalmente da cultura pop.
A ponte que Ana Malaquias protagoniza com as suas obras são também uma ligação entre diferentes culturas, centrada no imaginário natalício e não só.
Para os mais e menos jovens, a exposição “Noites Mágicas” é um dos grandes eventos deste Natal e pode ser apreciada na Sala Bual da Galeria Municipal do Montijo, até dia 6 de Janeiro!