Duas novas exposições no Solar dos Zagallos

Duas novas exposições no Solar dos Zagallos

A Sobreda recebeu duas novas exposições que prometem encantar os amantes de arte e cultura. As exposições intituladas “Madrugada” de Fátima Frade Reis e “Morada-Memória, Rés-do-Chão” de José Cavalhero estarão disponíveis para visitação no Solar dos Zagallos até dia 27 de abril. Estas exposições são o resultado da Open Call 2024 e são imperdíveis para quem procura apreciar obras de arte contemporânea e refletir sobre questões históricas e sociais.

“Madrugada” de Fátima Frade Reis

A exposição “Madrugada” de Fátima Frade Reis é uma criação inspirada no poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, intitulado “Esta é a madrugada que eu esperava”. O poema evoca a revolução de Abril e a liberdade que emergiu desse momento histórico. A exposição pretende transmitir a essência deste poema através de diferentes formas de expressão artística, como tinta-da-china, gravuras e reflexos. Através destas técnicas, Fátima Frade Reis cria obras que exploram a cor, a forma, o volume e a luz, resultando numa experiência visual única.

Fátima Frade Reis reside e trabalha em Lisboa e possui um percurso artístico marcado pela interpretação pessoal do espaço, da cor e dos processos de utilização do tecido e do papel. Com formação em Engenharia Informática e Telecomunicações, perfil Multimédia, pelo ISTA – ISCTE – IUL, Fátima também concluiu o Curso Avançado de Artes Plásticas do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa. O seu trabalho artístico é resultado de uma intensa reflexão sobre o ofício e os processos de criação.

“Morada-Memória, Rés-do-Chão” de José Cavalhero

A exposição “Morada-Memória, Rés-do-Chão” de José Cavalhero é uma homenagem às casas e edificações em ruínas que compõem a paisagem de Portugal. A partir das suas observações e experiências, o artista cria pinturas e colagens que sintetizam as estruturas destas memórias físicas. As obras de José Cavalhero são marcadas pela sobreposição de cores, texturas, opacidades e transparências, resultando em composições únicas e impactantes. O objetivo do artista é produzir diferença no espaço-memória do espectador, fazendo-o refletir sobre a sua própria memória pessoal.

José Cavalhero é um artista plástico e educador brasileiro que reside em Portugal. Formado em Artes Plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, José também possui pós-graduação em Psicologia Clínica do Núcleo da Subjectividade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Brasil (PUC- SP). Além da sua atuação como artista, também trabalha na formação de professores em diversos contextos da educação formal e não formal.

Visite as exposições

As exposições “Madrugada” de Fátima Frade Reis e “Morada-Memória, Rés-do-Chão” de José Cavalhero estarão abertas para visitação no Solar dos Zagallos, em Sobreda, até dia 27 de abril. A entrada é livre e é uma oportunidade única de apreciar obras de arte contemporânea e refletir sobre temas relevantes da sociedade. Não perca a oportunidade de conhecer estas exposições e se encantar com a criatividade e sensibilidade dos artistas.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Cultura

Almada recebe concerto de Concerto de Ano Novo – Valsas e Polcas da Orquestra Metropolitana de Lisboa

Nesta altura do ano, as cidades costumam acolher espetáculos de Natal, habitualmente em igrejas dos concelhos. Depois disso, a agenda dos municípios enche-se...

novo mural de Bordalo
Cultura

O novo mural de Bordalo II na Costa da Caparica é um alerta para os problemas ambientais

Acutilantes, sarcásticas, provocadoras, originais, arrojadas e com um cunho político e de intervenção. Estes são apenas alguns dos adjetivos que podemos atribuir às...

Bárbara Bandeira
Lazer

Bárbara Bandeira em destaque no programa de Passagem de Ano em Almada

As cidades do distrito de Setúbal estão preparadas para receber o Natal. Porém, algumas delas já começaram a divulgar a agenda da Passagem...