Estamos oficialmente no mês de dezembro. Provavelmente, já fez a sua árvore de Natal, riscou os últimos presentes ou começou a comprar os primeiros da lista. A boa notícia é que vem aí mais um fim de semana prolongado, ideal para relaxar com os mais novos.
Se estiver pela Margem Sul ou quiser fazer uma escapadinha fora de Lisboa, temos uma sugestão. O programa “Natal na Vila 2025”, promovido pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo e pela Confraria da Sopa Caramela, com o apoio do município de Palmela, começou a 28 de novembro, regressando entre os próximos dias 5 a 8 de dezembro.
As atividades, que pretendem reforçar a sustentabilidade, entreajuda e o espírito comunitário, decorrem no Largo José Maria dos Santos, o centro da freguesia de Pinhal Novo. Construído com o empenho de inúmeros parceiros, associações locais e uma equipa de voluntários, o evento reforça a força da comunidade pinhalnovense e o valor do trabalho colaborativo que caracteriza o território.
Workshops temáticos, animações de rua, oficinas, espetáculos de música, teatro e dança, tatuagens natalícias, modelagem de balões, Casa do Pai Natal, fábrica dos brinquedos e estendal solidário são alguns dos destaques da terceira edição do “Natal na Vila 2025”.
Na Casa do Pai Natal, os mais novos podem revelar os seus desejos de presentes deste ano e tirar uma fotografia com o velho das barbas mais famoso do mundo. A atividade é gratuita.
Na zona da Fábrica dos Brinquedos, as famílias são convidadas a doar um brinquedo para tornar o Natal de outras crianças mais feliz. Além disso, haverá um estendal solidário, com uma “corda mágica”, onde os visitantes poderão pendurar roupa que já não usam para ser recolhida por quem mais precisa.
“Este é um evento criado para unir gerações, envolver famílias e celebrar aquilo que torna o nosso Natal verdadeiramente especial: a autenticidade das nossas tradições, a sustentabilidade das nossas práticas, a alegria contagiante que ilumina as ruas e o nosso lindo jardim de Pinhal Novo nesta época mágica. É também uma festa onde tudo se recicla, reforçando o compromisso ambiental que queremos transmitir às gerações presentes e futuras”, convida a organização.
O recinto, que conta com uma das maiores árvores de Natal natural iluminadas da região, funciona entre as 18h e as 22h às sextas-feiras, das 10h às 22h aos sábados e domingos e das 10h às 19h, às segundas-feiras. Pode consultar todos os detalhes do programa nas redes sociais Facebook e Instagram do evento.
O “Natal na Vila” integra o programa “Viva o Natal no Município de Palmela”, que decorre até 6 de janeiro de 2026.


