Exposição com Cinema em Setúbal: O Zé Povinho na Revolução

Exposição com Cinema em Setúbal: O Zé Povinho na Revolução

Setúbal está a celebrar o 50º aniversário do 25 de Abril com uma série de eventos e exposições que relembram a Revolução dos Cravos. Uma das atrações imperdíveis é a exposição “O Zé Povinho na Revolução”, que combina documentos, fotografias, desenhos e caricaturas relacionadas à produção do documentário com o mesmo nome dirigido por Lauro António. Esta exposição, que está aberta ao público desde 13 de abril, é uma oportunidade única para mergulhar no período histórico da Revolução dos Cravos e apreciar o talento dos artistas gráficos que retrataram este momento tão importante da história de Portugal.

O Documentário “O Zé Povinho na Revolução”

“O Zé Povinho na Revolução” é um documentário financiado pelo Instituto do Cinema Português e dirigido por Lauro António. Este filme é um repositório de caricaturas e fotomontagens que foram publicadas na imprensa entre 25 de abril de 1974 e 25 de novembro de 1975. Além das imagens da época e das gravações sonoras, o documentário conta com a participação de Abel Escoto, um dos diretores de fotografia mais importantes de Portugal.

A exposição “O Zé Povinho na Revolução” compartilha painéis de informações com documentação e imagens sobre o projeto cinematográfico de Lauro António. Todo o processo de criação do documentário, desde a pré-produção até ao design final, foi feito de forma artesanal por Carlos Paulo Simões.

Além disso, a exposição apresenta dois desenhos inéditos e uma escultura em cerâmica do “Guarda Ricardo”, um dos personagens mais famosos do cartoonista SAM, que foi presenteado pelo artista a Lauro António e à sua esposa Maria Eduarda Colares.

Os Grandes Artistas Gráficos Portugueses

A exposição “O Zé Povinho na Revolução” também é uma oportunidade única para apreciar o trabalho de alguns dos maiores artistas gráficos portugueses que tiveram os seus desenhos publicados na imprensa e que são apresentados no documentário. Entre eles estão Abel Manta, Cid, José Vilhena, Pedro, António e Crocodilo. Estes artistas contribuíram para retratar a Revolução dos Cravos de uma forma única e impactante, utilizando o seu talento para transmitirem mensagens importantes através das suas ilustrações.

Homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro e a Zé Povinho

A exposição “O Zé Povinho na Revolução” também presta uma homenagem especial a Rafael Bordalo Pinheiro e ao personagem Zé Povinho, uma figura icónica da cultura portuguesa. Através de documentos e imagens, os visitantes poderão conhecer mais sobre a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro, bem como entender a importância do personagem Zé Povinho na representação do povo português.

Informações sobre a Exposição

A exposição “O Zé Povinho na Revolução” é gratuita e estará aberta ao público até dia 7 de junho. Os horários de visitação são de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Aos sábados, a exposição estará aberta das 14h às 18h até dia 31 de maio e das 15h às 19h a partir de 1 de junho.

Além da exposição, a Casa das Imagens também estará a exibir o ciclo de filmes “E depois de abril? Olhares sobre a Juventude em Portugal”, com seis filmes selecionados por Frederico Corado a partir do ciclo idealizado por Lauro António em 1999. Entre os filmes selecionados estão “Adeus, Pai”, de Luís Filipe Rocha, e “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes. As sessões de filmes acontecem sempre às 15h e têm vagas limitadas. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo telefone 969 754 116 ou pelo e-mail casadasimagens@mun-setubal.pt.

Não perca a oportunidade de visitar a exposição “O Zé Povinho na Revolução” e mergulhar no período histórico da Revolução dos Cravos através das caricaturas e fotomontagens que marcaram a época. É uma oportunidade única de apreciar o trabalho de grandes artistas gráficos portugueses e conhecer mais sobre a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro. Aproveite também para assistir aos filmes do ciclo “E depois de abril? Olhares sobre a Juventude em Portugal” e ampliar o seu conhecimento sobre a história e cultura de Portugal.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Caminhar sobre solo vermelho
Lazer

Caminhar sobre solo vermelho: descubra o trilho mais surpreendente da Arrábida

No próximo sábado, 8 de novembro, o Parque Natural da Arrábida volta a ser palco de uma experiência diferente, pensada para quem quer...

O Erro de GPTO
Cultura

“O Erro de GPTO”: Teatro Estúdio Fontenova estreia peça que cruza identidade, tecnologia e humanidade em Setúbal

O Teatro Estúdio Fontenova volta a surpreender o público setubalense com uma nova criação que promete fazer pensar. “O Erro de GPTO ou...

natação em águas abertas
Lazer

Entre o Sado e a Arrábida: Setúbal volta a receber a elite mundial da natação em águas abertas

Setúbal volta a mergulhar no mapa internacional do desporto. A cidade será palco da etapa final da Taça do Mundo de Natação em...