Feira da Serra regressa a Grândola este domingo e traz workshops, música e gastronomia

O fim de semana chegou e esta é a altura ideal para começar a planear o que vai fazer nos próximos dias. Se estiver no distrito de Setúbal, não faltam opções divertidas e totalmente gratuitas, como a inauguração das iluminações de Natal em alguns dos concelhos, o arranque das atividades alusivas à quadra nos centros comerciais e os mercados de rua, claro.

Este domingo, 30 de novembro, a localidade de Santa Margarida da Serra, em Grândola, recebe a Feira da Serra — Edição de Natal, uma celebração do espírito comunitário, do artesanato e dos sabores locais e que anuncia a chegada da época festiva.

Das 10h às 15h, o pequeno largo da aldeia transforma-se num mercado, onde será possível encontrar presentes originais, provar especialidades regionais e participar em atividades pensadas para toda a família.

A iniciativa, de entrada gratuita, acontece ao longo do ano e tem como missão valorizar a produção local, promover a economia circular e reforçar os laços da comunidade. A premissa é simples: reunir produtores, artesãos e visitantes num ambiente genuíno, onde se cruzam saberes, sabores e tradições do Alentejo.

Entre as novidades desta edição, destacam-se o workshop de velas natalícias artesanais com Joana Ratão, o workshop de cozinha com Raquel Guisado, animação musical ao vivo com Eliane & Carla, sem esquecer os tradicionais stands de gastronomia e vinhos.

A Feira da Serra é organizada pela Associação Despert’Alfazema, entidade responsável pelo jardim de infância “Jardim Alfazema”, um projeto educativo que alia natureza, liberdade e aprendizagem ativa. Esta instituição promove um modelo de educação em contacto com o meio rural e com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e social da região. Parte das receitas da feira revertem a favor deste projeto, reforçando o seu compromisso com a responsabilidade social, a infância e a revitalização das aldeias do interior.

A realização desta feira conta com o apoio da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra e da Câmara Municipal de Grândola. Segundo a organização, “mais do que uma feira, este é um encontro entre gerações, um momento para celebrar o espírito do Natal de forma simples, genuína e próxima da natureza”.

Até ao dia 8 de dezembro, segunda-feira, a vila de Grândola também acolhe a 38.ª edição da Feira do Livro. A iniciativa decorre na Biblioteca e Arquivo do Município. Por lá, os visitantes podem encontrar uma oferta literária transversal a vários públicos, publicações editadas pelo Município de Grândola, entidade promotora do evento, e livros da APCC – Associação para a promoção Cultural da Criança, da Associação José Afonso, da S.O.S Racismo e da Tradisom.

PARTILHE NAS REDES