O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo foi criado em 1999 com o objetivo de divulgar a zona envolvente do Castelo de Sines, através da realização de concertos que mostrassem a diversidade de estilos musicais existentes em todo o mundo. Desde o início do evento que a programação transcende as fronteiras da “world music”, abrindo-se à folk, ao jazz, à música alternativa, à fusão e aos ritmos urbanos.
Esta terça-feira, 9 de dezembro, o município de Sines avançou na sua página oficial que o FMM Sines está nomeado para os Iberian Festival Awards 2026. Organizados pela Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música, os IFA reconhecem as contribuições e realizações de organizadores de festivais e outros “stakeholders” da indústria de festivais de Portugal e Espanha.
O evento está nomeado para as seguintes categorias com votação do público: Melhor Grande Festival (Best Major Festival); Melhor Fotografia (Best Photo); Melhor Cobertura Vídeo (Best Vídeo Coverage).

O vídeo a concurso é o “aftermovie” da edição de 2025, que conta a história desta edição em quatro minutos e meio. Trata-se de uma produção da Câmara Municipal de Sines, com imagens e realização de Diogo Vilhena (CMSINES), edição de Paulo Coutinho Dias e Ana Dias (LOOP), drone de Daniel Neves (Máquina Voadora) e assistência de Daniel Simão.
A música, “Nadaver”, é de Fidju Kitxora, um projeto musical coletivo luso-cabo-verdiano, vindo de Lisboa e Cabo Verde, conhecido pelo seu álbum de estreia “Racodja” (2024), que mistura sons tradicionais africanos (funaná, semba, kuduro) com afro-house e eletrónica, evocando a diáspora.
As votações podem ser feitas online e estão abertas até 15 de janeiro. Além destas categorias com votação do público, o festival de Sines está nomeado em duas categorias com votação do júri: Melhor Programa Cultural (Best Cultural Programme) e Melhor Promoção Turística (Best Touristic Promotion).
A gala, que assinala a 10.ª edição dos Iberian Festival Awards 2026 decorre no próximo dia 14 de março, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores. O festival realiza-se nos centros históricos de duas localidades do concelho de Sines: a cidade de Sines (palcos do Castelo, da Avenida Vasco da Gama, do Centro de Artes de Sines e do Pátio das Artes) e a aldeia de Porto Covo (palco do Largo Marquês de Pombal).
Entre 1999 e 2025, o festival recebeu cerca de 1 milhão e 680 mil espectadores. De acordo com as estatísticas da organização, realizaram-se 822 concertos, tendo atuado mais de 4200 músicos, oriundos de mais de 100 países e regiões. A próxima edição está marcada para os dias 17 a 25 de julho de 2026.

