“Dá-me um beijinho, dá-me um abraço, dá-me carinho e vais ver o que eu te faço”. Provavelmente, deve ter lido este parágrafo a cantarolar, recordando os arraiais de verão deste ano — é normal. A culpa é dos Sons do Minho, o grupo que popularizou este tema da música tradicional portuguesa e que se tornou absolutamente obrigatório em qualquer festa.
Senão dispensa um bom pezinho de dança ao som do cancioneiro nacional, deixamos-lhe uma proposta. Os Sons do Minho são os cabeças de cartaz da Passagem de Ano 2026 do concelho do Seixal.
O espetáculo, na zona ribeirinha de Amora, tem início às 22h do dia 31 de dezembro de 2025, quarta-feira. O grupo Sons do Minho, originário de Viana do Castelo, é constituído por oito jovens músicos que, desde fevereiro de 2010, baseiam a sua proposta artística num repertório de temas originais de cariz tradicional e popular, bem como nas características cantigas ao desafio ou desgarradas.
A intensidade dos temas da banda, o tom jocoso implícito nas cantigas ao desafio e a interatividade com o público transformam o seu espetáculo num momento único de alegria e boa disposição, bem à semelhança das festas e romarias do Alto Minho.
O grupo realiza, anualmente, dezenas de concertos em Portugal e junto das comunidades lusófonas. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Canadá, Estados Unidos da América, Luxemburgo e Brasil são os países onde o Sons do Minho já se apresentou em concerto.
À meia-noite, o céu ilumina-se com um espetáculo de fogo-de-artifício, assinalando a chegada do ano novo junto à Baía do Seixal. Depois das celebrações, a animação continua com o DJ Igor Santos, que sobe ao palco para prolongar a festa pela madrugada dentro. Com uma seleção musical variada e atual, o DJ promete manter a energia e o espírito festivo ao longo do resto da noite. A entrada nos eventos é livre.
Aldeia Natal do Seixal estende-se até janeiro
Recorde-se que as atividades integradas na Aldeia Natal do Seixal vão animar o núcleo urbano antigo do Seixal, com opções para toda a família, até ao dia 4 de janeiro. Este ano, além da árvore de Natal gigante, da casa do Pai Natal, do comboio turístico, da roda gigante e do carrossel parisiense, existem outras novidades, como uma pista de gelo maior e novos divertimentos, como o bee cup ride e sakura tree cherry ride.
O mercado de Natal e as zonas de street food também merecem uma visita. Ao todo, existem 30 stands de artesanato e especialidades típicas da quadra.

