Reabriu o Museu Mineiro do Lousal

Tendo sido inaugurado em 2001, no edifício da antiga Central Elétrica da empresa de exploração Mines et Industries, o Museu Mineiro do Lousal, em Grândola, integrou o relevante acervo documental da empresa, mas também a importante coleção de equipamentos, máquinas, ferramentas, mobiliário e outros objetos que, no contexto do discurso museológico definido, permitem dar a conhecer a história da mineração e o quotidiano da vida e do trabalho dos mineiros ao longo dos seus 88 anos de exploração da mina no século XX.

Tendo entretanto passado duas décadas sobre a abertura do Museu Mineiro do Lousal, tanto o edifício como o discurso expositivo manifestavam já a necessidade de uma intervenção orientada para a sua conservação, mas uma visão atualizada, unificadora e moderna do discurso expositivo. Este último vector alcançado por meio de soluções atuais assentes na modernização do espaço e das unidades expositivas.

A reabertura deste importante núcleo museológico do Museu Municipal Polinucleado de Grândola que lhe damos conta, realizou-se no dia 6 de dezembro, na aldeia mineira do Lousal, em Grândola, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, da Vereadora do pelouro da Cultura, Carina Batista, do Presidente da Direção da Associação Centro Ciência Viva do Lousal (ACCVL), Jorge Relvas, das entidades parceiras da ACCVL e da comunidade mineira, entre outros.

No que ao discurso expositivo do Museu diz respeito, além da atualização e reforço das unidades expositivas já existentes – Central de Compressores, Central de Geradores, Exposição de Maquetes de Modelos de Minas do séc. XIX e Casa de Saúde, foram inauguradas novas áreas temáticas intituladas Fundo da Mina, Serviços Geológicos, Laboratório Químico e Comunidade Mineira, que refletem diferentes aspetos relacionados com os serviços e a atividade mineira, bem como com a componente social desta antiga mina de exploração de pirite.

São agora nove as áreas temáticas que podem ser visitadas, desde o Acolhimento, Central de Compressores, Fundo da Mina, Serviços Geológicos, Laboratório Químico, Modelos de Minas do século XIX, Central de Geradores, Casa de Saúde e Comunidade Mineira. 

Não menos importante é o horário e calendário de abertura do Museu e por essa razão deixamo-los aqui: as portas estão abertas todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 10h00 às 18h00. O Museu está encerrado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025.

Os bilhetes podem ser adquiridos na zona de acolhimento da Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal. Informação específica sobre as visitas pode ser consultada na webpage da Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal ou através do número de telefone 269 750 520.

Agora que as férias escolares se aproximam, visite o Museu Mineiro do Lousal, em Grândola.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Grândola literária
Cultura

Não perca a Grândola literária

Marque já no seu livro ou na sua agenda ou até em ambos, os dezassete dias que mediam 22 de Novembro e 8...