Sessão Literária e Debate em Setúbal: “Tribuna Negra – Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)”

Sessão Literária e Debate em Setúbal: “Tribuna Negra – Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)”

Dia 2 de março, na Casa da Cultura – Sala José Afonso, Setúbal, terá lugar uma sessão literária e debate sobre os factos retratados no livro “Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)”. Ana Sequeira tem a responsabilidade de apresentar o livro de Cristina Roldão, José Augusto Pereira e Pedro Varela nesta sessão.

“Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)”

Existiu um movimento negro que teve lugar em Lisboa entre os anos de 1911 e 1933. Poucas pessoas conhecem esta parte importante da história de Portugal, na qual ativistas negros enfrentaram o racismo, exigiram direitos para as populações nos territórios colonizados e criticaram o colonialismo. Fruto da resistência organizada em África, o movimento dialogou com formas de internacionalismo negro, como o pan-africanismo, e ganhou expressão durante a Primeira República.

Foram criados diversos jornais, organizações e grupos de ativistas. Estas vozes negras procuravam enfrentar as contradições internas e as reconfigurações sociais da época. Além disso, estabeleceram relações políticas com a diáspora negra no mundo e com a chamada “Geração Cabral”.

O livro “Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)” é uma obra coletiva de pesquisa que procura lançar luz sobre esta história silenciada. Os autores, Cristina Roldão, José Augusto Pereira e Pedro Varela, mergulham na vida da geração que fez parte deste movimento, analisando os seus jornais, organizações e ativistas. Além disso, discutem como questões de raça, género e classe atravessaram este movimento e as suas relações com a diáspora negra no mundo e com a “Geração Cabral”.

Sessão Literária com Debate

Para promover a divulgação e o debate, será realizada uma sessão literária com os autores do livro. A socióloga Cristina Roldão, o historiador José Augusto Pereira e o antropólogo Pedro Varela estarão presentes para apresentar a obra e debater as origens e o legado deste importante movimento negro em Portugal. O evento ocorrerá na Casa da Cultura – Sala José Afonso, em Setúbal, às 15h no dia 2 de março.

A apresentação de “Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)” é um evento que traz à tona uma parte silenciada da história de Portugal. Através do livro e da sessão literária com debate, podemos conhecer mais sobre os ativistas, organizações e as lutas enfrentadas por essa geração. É um convite para mergulhar nessa história e refletir sobre a importância da luta contra o racismo e pela igualdade de direitos. Não perca a oportunidade de participar neste evento e envolver-se nesta discussão enriquecedora.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Visite a exposição
Cultura

Visite a exposição "Rostos da Nossa Gente na Apanha de Ostra” em Setúbal

A apanha de ostras no Estuário do Sado é uma tradição que remonta a várias gerações de setubalenses, e a nova exposição “Rostos...

Festa da Ilustração regressa a Setúbal com liberdade, memória e resistência
Cultura

Festa da Ilustração regressa a Setúbal com liberdade, memória e resistência

“A Liberdade não é negociável. Este é o conteúdo e a mensagem da Festa da Ilustração, uma condição que a Câmara Municipal de...

Rampa da Arrábida
Lazer

Motores e emoção: Setúbal recebe, pela primeira vez, a Rampa da Arrábida no centro urbano

Setúbal prepara-se para uma sexta-feira diferente, com motores a rugir e a tradição desportiva a encontrar-se com o pulsar urbano. No próximo dia...