A Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, uma das coletividades centenárias do Concelho de Palmela, está a comemorar o 173.º aniversário. Fundada em 25 de Outubro de 1852, com a finalidade de criar uma “Phylarmonica Marcial”, a Sociedade Filarmónica Palmelense tomou desde logo o epítote de Sociedade dos Morgados em virtude de os seus fundadores serem pessoas gradas em Palmela.
Todavia, em 1864, em consequência de divergências internas de natureza política, elementos da sociedade fundaram uma outra colectividade; os sócios que ficaram na sociedade velha passaram a ser conhecidos por “Loureiros” devido ao facto de terem erigido um arco triunfal de louro para receberem um candidato a deputado, em relação ao qual os membros entretanto saídos, se opunham.
A actividade da Banda, na primeira metade do século XX, revestia-se, da forma comum às outras bandas do país: abrilhantar festas e romarias com concertos procissões, arruadas e peditórios, sendo o repertório dos concertos constituído quase exclusivamente por transcrições orquestrais e uma ou outra peça original para banda o que demonstra já uma preocupação de ordem cultural.
A atividade da Banda dos Loureiros entrou em declínio no início dos anos 70, chegando-se a temer a sua suspensão, razão pela qual foi formado o Grupo Coral dos Loureiros tendo como objectivo, além de outros, manter a atividade musical na Sociedade.
Décadas mais tarde, a 26 de Abril de 1990, a Sociedade recebeu o diploma de pessoa coletiva de utilidade pública. Este importante pedaço da história coletiva de Palmela e da região, comemora agora os seus longos 173 anos de uma existência, por vezes, conturbada mas sempre significativa e importante.
A sessão solene comemorativa e o Concerto com a Banda e Coral dos “Loureiros” decorre no dia 25 de outubro, às 21h30, na coletividade. O espetáculo integra o programa “Outubro – Mês da Música”, que assinala, ao longo do mês, o Dia Mundial da Música no concelho.
Mais informações junto da Banda através do email: secretaria@sfploureiros.pt ou do número 926 318 172.
O “Outubro – Mês da Música” é promovido pelo Município de Palmela, no âmbito do “Palmela É Música”, e enquadrado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.



