Vem aí uma caminhada para observar as aves das Salinas do Samouco

As Salinas do Samouco são o local com a maior riqueza e abundância de aves durante o período de preia-mar de todo o Tejo. Garças, flamingos e pernilongos são alguns exemplos de espécies que se podem encontrar neste refúgio natural.

Se quiser começar 2026 em modo “fit”, deixamos-lhe uma sugestão. No próximo dia 10 de janeiro, sábado, a empresa de animação turística Green Trekker propõe um passeio dedicado à observação das aves das Salinas do Samouco, no concelho de Alcochete.

O ponto de encontro é pelas 10h, nas Salinas do Samouco Palácio dos Pinheirinhos, Complexo das Salinas do Samouco Alcochete. O percurso tem grau de dificuldade 1 (considerado fácil), três horas de duração e seis quilómetros de distância.

“Neste percurso vamos ter oportunidade de passar junto às antigas salinas e observar a diversidade de avifauna aqui existente, nesta época do ano. De extrema importância ambiental são um dos principais pontos de nidificação de aves do estuário do Tejo. Numa área que ocupa 360 hectares de terreno encontra-se um sapal, viveiros, pinhal, zona agrícola com hortas sociais e as salinas. Durante o trajeto, poderemos observar as diferentes espécies de aves estuarinas, tendo sido identificadas 170 espécies, entre as quais garças, flamingos e pernilongos”, convida a organização no seu site oficial.

As inscrições podem ser feitas online e o número mínimo é de dez pessoas. O preço da inscrição é de 20€ por pessoa e inclui o acompanhamento de um guia especializado das Salinas do Samouco, um guia GT no terreno, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

O valor não contempla o transporte até ao ponto de encontro e as refeições. É recomendado que leve uma água de 1,5 litro, chapéu e roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas, farnel e binóculos (opcional).

PARTILHE NAS REDES